Tudo que você precisa saber sobre redes de proteção

Guia completo sobre redes de proteção: onde instalar, quanto custa e fotos de ambientes para inspiração.

Pessoas com filhos na família já aprenderam essas duas palavras de cor e pularam estas duas: “Todo cuidado é pouco” e “Com segurança não se brinca”. E essa série de cuidados inclui redes de proteção.

Mas ao contrário da imaginação de muitas pessoas, as redes de proteção não são usadas apenas para proteger varandas e sacadas de apartamentos e moradias. Este material pode e deve ser instalado em escadas, janelas, beliches e até em piscinas.

Vale ressaltar também que, para pessoas com animais em casa, as redes de proteção também são muito importantes para proteger os gatos de quedas e acidentes.

A rede de proteção é tão importante que seu uso nunca deve ser ignorado, muito menos adiado.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra uma média de cerca de 30 crianças que morrem por causa de quedas de prédios e alturas a cada ano. Todos os anos, 500 crianças são hospitalizadas devido a quedas e ferimentos.

Por outro lado, só em 2016, mais de 900 crianças menores de 14 anos morreram afogadas e muitas dessas tragédias ocorreram em piscinas domésticas.

Em outras palavras, essa realidade pode ser mudada simplesmente usando uma rede de proteção.

Portanto, sem mais delongas, reveja o objetivo com este guia que contém todas as informações que você precisa saber sobre as redes de proteção.

 

Onde instalar a rede de proteção?

Conforme mencionado acima, as redes de proteção podem e devem ser instaladas em varandas, sacadas, guarda-corpos, escadas, beliches, piscinas e outros locais onde haja risco de queda.

A instalação varia de acordo com o tipo de janela?

Sim, para cada tipo de janela, deve ser instalada uma rede de proteção de forma diferenciada para proteger a segurança do local e garantir a qualidade e resistência do material.

Em janelas de correr, a rede de proteção deve ser instalada fora da propriedade. Para janelas com venezianas, uma rede protetora pode ser instalada entre o vidro e a veneziana.

No caso de janelas inclinadas, muito comuns em cozinhas e banheiros, deve-se instalar uma rede de proteção por dentro para não impedir a abertura das janelas.

 

Que tipos de redes de proteção existem?

Existem dois tipos de redes de proteção: poliamida e polietileno.

A diferença entre eles está no material, o primeiro é feito de fibras de nylon, muito semelhantes às fibras de tecido, esta característica torna este tipo de rede permeável e suscetível à corrosão. Portanto, é adequado apenas para áreas internas livres de umidade, poeira e poluição.

Já a tela de polietileno é semelhante ao plástico, neste caso, além de ser mais resistente a impactos, também possui resistência natural à água, este tipo de rede é adequado para áreas externas, como varandas e sacadas.

Outro detalhe que deve ser observado é o tamanho do espaçamento da rede.

Casas com animais de estimação devem escolher redes com espaços menores, pois podem impedir a passagem de animais de estimação, no entanto, esses diâmetros não devem ser inferiores a 5 cm.

E nunca use uma rede que não seja usada para proteção.

A rede de proteção é fabricada de acordo com normas de segurança específicas, que, entre outras coisas, garantem resistência a cortes e materiais resistentes ao desgaste, além de resistência ao impacto e suporte para pesos de até 500 kg.

 

Posso instalar a rede sozinho ou devo contratar um profissional?

Você pode instalar a rede de proteção sozinho.

No entanto, se você tiver quaisquer restrições de altura ou dificuldades na operação das ferramentas, é melhor entregar a instalação a um profissional ou uma empresa profissional.

Hoje, várias empresas e profissionais prestam esses serviços.

Antes de contratar mão de obra, verifique cuidadosamente a formação e credibilidade desses profissionais.

 

Como cuidar e manter a rede de proteção?

Para manter a qualidade da rede de proteção e, assim, garantir a segurança da casa, use apenas água e detergentes neutros para a limpeza.

Evite o uso de produtos químicos e não exponha a rede a altas temperaturas.

Também é importante não mover ou retirar a rede no momento de limpeza, pois isso pode sacudir a estrutura de fixação sem sua atenção e causar acidentes graves.

 

Esse tipo de rede é eficaz?

Sim, a rede de proteção é efetiva, e o prazo máximo de troca é de três a cinco anos, recomenda-se instalar uma nova rede além deste período.

 

Quanto custa a rede de proteção?

A rede de proteção pode ser vendida separadamente ou incluída no preço de instalação.

Para quem deseja instalar por conta própria, o preço de uma rede que pode cobrir até 4 metros quadrados (incluindo todo o material necessário) é de cerca de 52 reais.

Entretanto, não garante a total segurança pois pode haver algum erro de instalação, por isso o ideal é solicitar uma cotação. Por isso, conte com a Preventiva Redes contamos com um ótimo preço para atender você.

 

Passo a passo para instalar a rede de proteção

Agora verifique passo a passo como instalar a rede de proteção:

Materiais requeridos

  • A rede de proteção é tão longa quanto o vão que será instalada;
  • Gancho (um gancho deve ser fixado para cada rede de 30cm);
  • Corda navel de 4 mm;
  • Furadeira;
  • Invólucro Nº 06;
  • Alicate.

Inicie a instalação da rede analisando a localização e a estrutura a ser fixada. Dependendo do tipo de parede, parafusos maiores podem ser necessários.

Faça furos com broca a cada 30 cm para colocar os ganchos.

Use um alicate para apertar os ganchos na bucha, certificando-se de que estão seguros.

Pegue a rede e comece a prendê-la no gancho, use uma tesoura para remover o excesso de rede, tomando cuidado para não cortá-la antes de dar o nó.

Em seguida, passe a corda naval alternadamente por todos os ganchos e redes, às vezes por dentro e às vezes por fora. Lembre-se de esticar bem o fio até que a tensão seja criada.

Corte o excesso e dê um nó na ponta da última agulha para finalizar o processo (o mesmo deve ser feito na primeira agulha).

 

Ficou interessado? Conte com a nossa equipe!

Se você mora em casa ou apartamento e quer intensificar a sua segurança?

Invista em nosso serviço e ateste na prática a tranquilidade de possuir uma rede de proteção em casa.

Ligue (85) 4062.8383 | (85) 3271.1830 ou clique aqui e entre em contato conosco por Whatsapp.

Leia também: Por que é importante ter uma tela de proteção para piscina?

 

Confira agora uma série de fotos mostrando as mais diversas formas de uso das redes.

Lembre-se de que este tipo de rede não interfere em seu projeto de reforma de forma alguma.

Ambiente 01 – A rede de proteção permite que os hóspedes da pousada apreciem a vista de modo diferente.

 

Ambiente 2 – A rede de proteção pode se tornar um lugar lúdico e divertido também.

 

Ambiente 3 – A rede de proteção deve ser forte o suficiente para suportar impactos e o peso de uma pessoa.

 

Ambiente 4 – Rede de proteção para a escada. A cor preta ajuda a valorizar a decoração.

 

Ambiente 5 – Aqui, a rede de proteção impede que a bola seja lançada para fora da quadra.

Post Recentes