As redes de proteção podem ser uma opção interessante de proteção coletiva para evitar que objetos e trabalhadores caiam durante o seu trabalho. (redes de proteção fortaleza)
A principal característica que incentiva a utilização de sistemas de redes de proteção em edificações é a flexibilidade, além de proporcionar proteção para vãos de diversos tamanhos, principalmente a instalação de guarda-corpos em pé direito duplo e proteção de varandas durante a espera.
De acordo com a NR18, a rede de proteção da construção civil deve ter uma etiqueta permanente, que contém os seguintes itens:
- Nome ou logotipo do fabricante
- Capacidade mínima de absorção de energia de malha 2,3 kJ
- Selo de organismo de certificação independente
- Nomeado corretamente de acordo com EN 1263-1
- número de identificação
- Data de produção e data de validade
Veja como identificar redes de proteção que atendam a esses requisitos: redes de proteção fortaleza
Preste atenção às informações do rótulo da rede de proteção padronizada
Deve-se sempre buscar informações sobre o mês e ano de fabricação da rede, pois o organismo de certificação afirma que a rede de segurança só tem validade de um ano a partir da data de fabricação.
Para realizar um teste de rede, pode-se pegar uma rede certificada das três amostras que sempre a acompanha e enviá-la ao fabricante da rede para análise.
Além destas informações básicas, deve ser fornecido um manual de instruções, que inclua, no mínimo, informações sobre instalação, uso e desmontagem, datas de teste de grade recomendadas, condições ideais de parada de uso, métodos de armazenamento e inspeção correta do equipamento etc.
Esta pesquisa pode reduzir significativamente o custo de cada etapa do trabalho e melhorar a segurança e a produtividade, portanto, o ideal é sempre contar com as consultas em projetos de proteção coletiva realizados por empresas profissionais.
Então, você tem alguma dúvida sobre as redes de proteção para construção civil?
Leia também: A importância da tela de proteção para obra
Se sim, siga-nos no Facebook e Instagram para mais dicas desse tipo!